Método
Pilates consiste em variados exercícios realizados em solo ou com aparelhos, desenvolvidos por seu criador, Joseph Hubertus Pilates, que denominou o método "Contrologia". Segundo Joseph, para alcançar boa forma física, todos os aspectos do ser - corpo, mente, espírito - devem ser levados em conta.
Os equipamentos de Pilates são projetados para condicionar todo o corpo, usando posições e movimentos que simulam atividades funcionais e portanto corrigem o alinhamento corporal e equilíbrio. Um extenso repertório de exercícios, de fundamentais aos mais complexos, podem ser feitos em cada aparelho. Usando molas, alavancas, e a gravidade, os equipamentos desafiam a musculatura em diversas formas, com foco particular nos músculos intrínsecos. Estas camadas profundas de músculos são encorajadas a trabalhar, para alcançar mecânica de movimento ideal e manter correta posição e alinhamento corporal.
Joseph Pilates era um homem à frente do seu tempo em sua abordagem ao bem estar, em sua criação de exercícios, sua invenção de aparelhos bem como sua integração à vida diária. O Método Pilates oferece um caminho para a boa forma física. Não é meramente um regime de repetições distraídas de exercícios. É uma abordagem holística ao bem estar e um processo de refinamento para a vida toda.
No parágrafo de abertura de seu livro "Retorno à vida através da Contrologia", Pilates escreveu, "Forma física é o primeiro requisito à felicidade. Nossa interpretação de boa forma física é a conquista e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido, com uma mente clara totalmente capaz de executar satisfatoriamente, com naturalidade e facilidade, nossas muitas e várias atividades diárias, com prazer e espontaneidade."








